Libertando-se da matrix da “doce mentira”

por Diomedes

“Nada no mundo é mais difícil do que falar a verdade, nada é mais fácil do que a lisonja.” (Fiódor Dostoiévski em “Crime e Castigo”)

11069902_356279267898136_7625332552520636137_n

A Matrix nos aprisiona e limita de muitas formas, algumas presentes onde menos suspeitamos… e de formas realmente viciantes.

Uma delas está presente na enorme quantidade de vezes que negamos ou suavizamos a verdade dos fatos, pela maior gama de motivos possíveis. Através dessas mentiras, perpetuamos a Ilusão que mantém os homens perdidos e desencaminhados no mundo.

Faz parte de nosso caminho como Realistas, não mais alimentar a Matrix, e isso passa, pelo menos parcialmente, em parar de mentir sobre o que pensamos, fazemos e sentimos. É uma estrada que todos nós devemos trilhar, embora – como tudo que diz respeito ao Homem – pedregosa, e espinhosa. Os passos abaixo, são uma proposta de trajeto, para que você atinja sua libertação nesse sentido.

Eles foram tirados de uma filosofia de vida, chamada Honestidade Radical, que alega que a maior fonte de estresse para o homem moderno, está na mentira, e uma vida mais saudável, pode ser atingida, deixando de mentir. Não precisamos, todos nós, ir tão longe. Mas nós podemos dar um bom uso, para o método básico que seus seguidores usam. Aqui estão eles:

* OBSERVE
Passe a registrar internamente, por cerca de uma semana, quando mentiu, sem comunicar a ninguém, e nem se justificar. Tome apenas consciência de quantas vezes o fez. Espere por uma certa surpresa pelo número de vezes em que mente, num só dia…

* DESCUBRA O OBJETIVO
Nesse passo, você não apenas registra quando mentiu, mas em alguns casos, deve reservar um tempo para pensar no que desejava atingir, quando mentiu. Arrancar um sorriso? Preservar alguém de um sofrimento? Evitar uma punição?

Como sequência desse passo, deve considerar dentre os objetivos, quais lhe colocaram numa posição acima da qual você REALmente merece estar – no trabalho, na sua família, com uma mulher específica – apenas com um objetivo social. As que tiverem esse tipo de objetivo, são as mentiras oriundas do seu ego.

A partir daí, deverá definir o seu próprio objetivo.

Se sua religião ou código pessoal (como os Realistas que seguem o Caminho da Honra) desabona qualquer forma de mentira, seu alvo deverá ser eliminar TODAS as mentiras do seu cotidiano – nesses casos, suas únicas escolhas, são falar a verdade, ou se calar.

Se não tiver esses limitadores, seu alvo será apenas as mentiras motivadas pelo seu ego, pois essas são apenas desperdício de energia e tempo. As demais, podem ou não ser mantidas, conforme suas metas pessoais (a obra de NA dita, por exemplo, que é perfeitamente justificável mentir para uma mulher comprovadamente mentirosa e desonesta).

Se porém, concluir que todas as suas mentiras são aceitáveis, e não irá se desfazer de nenhuma… você é apenas um cão de estimação de seu próprio Ego, portanto, está despreparado para prosseguir em sua educação como Realista. Volte para nós, no dia em que não usar mais uma coleira, nem comer num pote, paspalhão.

* CONFESSE
Neste estágio, com sua meta já definida, você começa a se livrar das mentiras que julgar desnecessárias para a sua vida. E começa, simplesmente as confessando.

As pessoas em geral, tendem a perdoar mais facilmente as mentiras que são mais antigas, então, inicie o processo por elas. Identifique-as, e quando encontrar uma pessoa para o qual contou uma mentira desnecessária, confesse a ela seu ato, comunique o que realmente desejava dizer, e peça desculpas pela ação.

Quanto mais resistência tiver para fazer sua confissão, mais o seu ego esteve envolvido nela – sinal que ela deve ser confessada. Algumas pessoas irão aceitar suas desculpas, outras não. Aceite o resultado como parte do que sua vida REALmente tem que ser.

* ELIMINE A CENSURA INTERNA
Quando completar o estágio da confissão, deverá enfim praticar a sinceridade das suas declarações. Comece sozinho, dizendo exatamente o que vier à sua mente. Depois, com as pessoas mais íntimas suas, passe a dizer exatamente o que pensa e sente – mas no começo, avise a elas que está fazendo um tipo de “Jogo da Verdade”, isso facilitará a aceitação delas, e talvez as estimule a participar. Quando isso estiver regulado, apenas aí, passe a ser sincero com desconhecidos. Admitir que esqueceu nomes e compromissos, e declarar que um assunto de conversa está chato e quer mudar de assunto, podem ser bons começos.

* ESPERE POR RETALIAÇÃO
Algumas pessoas devolverão sua sinceridade com mais sinceridade, principalmente manchada com alguma crueldade. Considere isso algo positivo, como uma oportunidade de corrigir o resultado de outras mentiras que ela já ouviu, inclusive de você. Receba o resultado com cortesia, se elas tiverem intimidade com você, expresse o que sente, mas mantenha a razão ao lado da declaração de suas emoções, sempre.

* APRENDA A USAR
Agora, você já deverá ser dono da sua própria Verdade, se seguiu todos os passos acima. Agora deverá aprender um passo importante. Sua sinceridade deve ser um desmembramento natural, do pensamento que sabe o que realmente é, o que as pessoas são, e de que tem a coragem de aceitar isso. Sua sinceridade NÃO DEVE ter como objetivo, ferir os sentimentos alheios. Isso pode ser uma consequência inevitável dela, que aprendeu a aceitar, mas não deve ser sua meta.

Espere uma forte reformulação social nos círculos em que escolheu se libertar da Mentira. Algumas pessoas se afastarão, mas você atrairá aqueles que admiram essa qualidade que cultivou para si, e poderá enfim, trabalhar com elos mais sólidos entre você, e os que te cercam.

Ninguém deveria dizer que ser livre é simples, ou indolor. Mas a liberdade que propomos aos nossos, Confrades, é algo pelo qual se merece viver, e até mudar a nós mesmos.

2 comentários

  1. EXISTE UMA FALSA NOVA ORDEM MUNDIAL QUE QUER REDUZIR 90% DA POPULAÇÃO MUNDIAL, CUIDADO NÃO SE DEIXEM MANIPULAR!!!!! JESUS ESTÁ CHEGANDO!

  2. Estava fazendo isso sem querer ! muito bom , esperem realmente por retaliações, quem for de “verdade”, vai se aproximar mais ainda de você, quem não for, a tendência é se afastar, como diz o ditado, a riqueza te traz amigos, mas a pobreza os seleciona”.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.